quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Sua sociedade e cultura

Durante cindo décadas de lutas, inclusive com armas, os índios do Espirito Santo enfrentaram a Aracruz Celulose, empresa empresa que lhes tomou as terras. Finalmente, parte destas terras voltaram às mãos do índios, em escritura pública, lavrada em cartório de Aracruz.
A informação sobre escrituração das terras indígenas é de Jaguareté, liderança indígena. Ele foi cacique em Caieiras Velhas, entre 20013 e 2008, quando houve um confronto por manobra da Aracruz Celulose.
A luta indígena ainda está longe do fim, com tantos direitos, e falta de recursos para o etno desenvolvimento. 



Os tupinikins, por caus ado contanto com o homem branco, perderam algumas de suas característica, porém mantiveram os grupos culturais como referencia de suas cultura. Fabricam artesanato com: samburá, juquiá, peneiras feitas de coco, Conserva ainda suas tradições como: língua, o culto ao sol, as estrelas, a dança e a pesca, seus artesanatos são considerados os mais bonitos do brasil e utilizam como material, o coqueiro e a taquara, produzindo assim: arco e flecha, chocalhos, lanças e zarabatana. A aldeia conta com um escola e um posto médico. O pajé líder espiritual é encarregado de curar doenças e afugentar os maus espíritos. E os guaranis mantêm suas características assim como os tupinikins de sua língua, a religião, seus artesanatos e sua manifestação cultural. Nesse video você vai ouvir falar um pouco sobre a cultura indígena, a importância de manter a tradição, dos trabalhos voltados para o turista, para as escolas de sua influencia pela proximidade da cidade, do valor que aquela cultura e aquele povo tem. 





Referências :
  • http://seculodiario.com.br/22513/10/cinco-decadas-de-lutas-finalmente-indios-capixabas-tem-as-escrituras-de-suas-terras
  • http://www.pma.es.gov.br/turismo/atracoes-turisticas/19/

Nenhum comentário:

Postar um comentário