quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Índios do Espirito Santo sua historia e território

Inicialmente, as terras do atual Espirito Santo era habitadas por diversos povos indígenas, eram pertencentes do tronco tupi, as tribos do interior eram chamadas de Botocudos, tinham um comportamento hostil e belicoso, além de prática antropofagia. No litoral, as tribos também eram hostis, porém de hábitos um pouco diferentes. Na região Sul do atual estado e na região da serra do Caparaó, as tribos não eram hostis, e o seu nome deriva de seu hábito de levar os visitantes para ''ouvir o silêncio'' da Serra do Castelo. As demais tribos eram is aimorés e os gaoitacás.
Na região norte do Espirito Santo várias tribos ocupavam as regiões do Vale dos rios Cricaré e rio Doce, entre eles tupiniquins, Pataxós, Maxacalis e Botocudos que emigraram de Minas Gerais e ocuparam toda essa região. Estes últimos foram os mais massacrados devido a sua não aceitação de contato com o homem branco.
Atualmente Aracruz é o único município capixaba que possui índios atualmente sendo eles Tupiniquim e Guarani, possuem nove aldeias assim distribuídas: quatro guaranis e cinco tupininquisns.

Referências: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Esp%C3%ADrito_Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário